Impactos da Transformação Digital nas contabilidades

Impactos da Transformação Digital nas contabilidades

Posted on 30jun

Impactos da Transformação Digital nas contabilidades

by suporteCategories Sem categoriaTags , , , Nenhum comentário

Talvez, você possa achar estranho, mas encontramos na Wikipédia uma das melhores conceituações do termo transformação digital. Segundo a enciclopédia on-line, trata-se de um fenômeno que usa a tecnologia para resolver problemas tradicionais.

A definição só não é mais assertiva porque falta algo muito importante nela. Essas mudanças são fruto de algo mais complexo. Não trata-se de uso de tecnologia apenas, mas de como os novos recursos provocam mudanças no comportamento das pessoas.

E qual a relação da transformação digital com as contabilidades?

Até pouco tempo, as contabilidades eram vistas como uma área muito conservadora. Porém, surgiram várias startups no segmento que se denominam como contabilidades digitais. 

Mais do que ter a tecnologia no DNA, essas empresas têm uma gestão do negócio e do cliente totalmente diferentes. Isso levou à movimentação de todo o mercado de contabilidade. 

Não confunda contabilidade digital com contabilidade on-line

A contabilidade on-line se limita a usar recursos da internet para cumprimento das obrigações fiscais dos clientes. Já a contabilidade digital tem uma cultura alinhada à sociedade conectada. 

Outra diferença é que a contabilidade on-line é mais barata. Normalmente, não há um atendimento individualizado. O modelo digital é consultivo e tem maior valor agregado, requer profissionais mais capacitados. Nem sempre é mais simples para o contador, mas proporciona uma experiência muito melhor para o cliente. 

Com o uso de automação, nuvem e sistemas contábeis digitais, é liberado tempo para analisar outras questões e, assim, poder contribuir para melhores resultados para cada pessoa ou empresa atendida. 

Um exemplo que deixa bem claro como funciona uma contabilidade digital é a declaração de Imposto de Renda via um software. O cliente envia todos os documentos e informações necessários por um sistema. Depois, usando a inteligência artificial, o software consegue apontar possíveis furos na declaração. 

Assim, o contador consegue orientar o cliente sobre o que falta para enviar uma declaração realmente segura. O software apenas facilita o trabalho, mas o contador é fundamental no processo. 

Abaixo, vamos destacar alguns pontos práticos importantes na transformação digital nas contabilidades. 

Contabilidade ágil

A internet deixou tudo mais rápido e fácil, ao alcance de um clique. Assim, os consumidores não têm mais a mesma tolerância com processos demorados. É aí que a tecnologia entra em cena. Em vez dos velhos malotes, os clientes podem enviar documentos por um sistema, de forma muito mais ágil. Entretanto, note que a tecnologia é apenas um instrumento para que o cliente tenha uma necessidade atendida, no caso, solucionar os problemas de maneira mais rápida e fácil. 

Conhecimento compartilhado com o cliente 

A disponibilidade de conteúdo on-line abriu os portais do conhecimento. Informação é mais valiosa quando mais gente tem acesso. Por isso, compartilhar o que se sabe, de forma proativa, é essencial atualmente, principalmente com seu cliente.

O objetivo não é tornar um leigo expert em contabilidade, mas oferecer um atendimento consultivo, em que ele entenda os porquês de cada etapa do processo. 

Você não precisa agendar diversas reuniões para isso, a tecnologia entra como uma grande aliada novamente. Produzir conteúdo no blog e redes sociais é uma das formas de compartilhar o conhecimento. Você pode usar automação no e-mail para enviar informações importantes aos clientes de acordo com as demandas dele. Assim, seu cliente não irá perder prazos e você não precisa parar o que faz para lembrá-lo. Mais do que isso, sua contabilidade pode provocar reflexões acerca da gestão contábil e como ela influencia todo o negócio. 

Transparência 

O mundo on-line também deixou a verdade mais acessível. Por consequência, transparência é um pré-requisito da sociedade. Já notou como as grandes empresas admitem as falhas e se comprometem a corrigi-las? Assim, caso erre, mostre ao cliente e faça sua parte para consertar. Como falamos no tópico anterior, a informação está muito disponível e ele pode levantar dúvidas sobre seu trabalho. 

E aí, sua contabilidade já está no processo de transformação digital? Mande seus comentários para nós. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Back to Top